O que é Melodia, Harmonia e Ritmo

É uma dúvida simples de ser tirada, mas alguns tendem a confundir harmonia com melodia e vice-versa.
Para explicar de uma maneira melhor usarei como exemplo uma "musiquinha" bem simples que fiz apenas para exemplificar, mas, antes de tudo precisamos conhecer os conceitos de cada coisa.




Melodia

Melodia são as notas tocadas s-e-p-a-r-a-d-a-m-e-n-t-e, formando a ideia de um solo. Quando me refiro à nota são apenas notas mesmo, acordes não são considerados melodia. Na nossa "musiquinha" O instrumento que faz a melodia é o Piano.

 Harmonia

Harmonia são duas ou mais notas tocadas em conjuntos, ou seja, melodia são notas separadas já a Harmonia são as notas juntas. Na nossa "musiquinha" o Harmonia é tocada pelos "Strings". A harmonia pode ser feita com qualquer instrumento capaz de fazer acordes. Devemos ter cuidado para não confundir Harmonia com Polifonia, que é melodias diferentes cantadas por instrumentos diferentes.
Por exemplo: Se eu estiver cantando "jingle bell" e você estiver cantando o hino nacional, isso não será uma harmonia, será uma polifonia.

Ritmo

O ritmo é mais fácil de entender, é a batida, é o que te faz criar uma noção de métrica na música. Os principais instrumentos que fazem o ritmo é a bateria e o baixo, mas, o incrível é que você pode fazer isso com qualquer instrumento musical.

Agora vejamos nossa "musiquinha", Primeiro, no player abaixo clique em música completa e a escute. Depois veja cada parte Harmonia, Melodia e Ritmo da mesma forma. Clicando no nome e apertando play.


Caso queiram saber quais soundfonts eu utilizei na "musiquinha".
Foi o Assorted Bass para o baixo, o Steinway piano para Piano, 80saCDance drums para bateria e Str_Ensemble para os strings.

Quero agradecer ao blog Teoria musical da Joanna Braccini que é violinista, por servir de inspiração e fonte para esse artigo.

1 comentários:

  1. muitas pessoas não sabem as partes básicas da musica! esse espaço aqui vai longe!

    ResponderExcluir


Algumas considerações

Antes de postar seu comentário, certifique-se que o mesmo não agride as regras abaixo.

* Não é permitido palavras de baixo calão.
* Agressão com palavras à alguém nem pensar.
* Divulgação do seu blog é proibido através dos comentários - se quiser divulgação ou parceria, clique na aba contato no cabeçalho do blog.
* Não gostou de algo? Pode falar, críticas são bem vindas.
*Comentários postados com o Caps Lock ativado não serão aceitos.